Noite Favorita
STF acolhe recurso do MPMG e valida suspensão de CNH de motorista profissional condenado por homicídio
Divulgação/Reprodução

Em sessão realizada na tarde desta quarta-feira, dia 12, o STF acolheu por unanimidade recurso do MPMG no sentido da constitucionalidade da suspensão de CNH de motorista profissional condenado por homicídio culposo.

A sustentação oral foi realizada no plenário da Suprema Corte pelo procurador de Justiça Antônio de Padova Marchi Júnior, da Procuradoria de Justiça Criminal. O recurso foi feito pelo procurador de Justiça José Alberto Sartório de Souza em conjunto com a assessora Alcione Maria Ferreira, da Procuradoria de Justiça de Recursos Especiais e Extraordinários Criminais, área coordenada pelo procurador de Justiça Sérgio Eduardo Barbosa Campos.

O juízo de 1º grau impôs uma pena de prisão de dois anos e oito meses, convertida em multa de três salários-mínimos, e a pena de suspensão da CNH a um motorista de ônibus condenado por homicídio culposo por atropelar um motociclista.

Em 2ª grau, no entanto, a pena de suspensão da CNH foi excluída. Segundo o TJMG, por se tratar de motorista profissional, é dessa atividade que o trabalhador obtém a remuneração essencial para o seu sustento e o de sua família.

Na sustentação oral, Antônio de Padova defendeu a validade da pena de suspensão da habilitação e destacou a justificada opção do legislador em não distinguir entre o motorista profissional e o amador. Ele ainda apontou que a suspensão da CNH se aproxima da pena privativa de liberdade quanto à função de prevenção geral e especial.

Ao dar provimento ao recurso do MPMG, o relator, ministro Luís Roberto Barroso, ponderou três pontos. O primeiro deles é que o direito ao trabalho não é absoluto, sentido divergente do TJMG. O segundo ponto é a individualização da pena prevista na Constituição Federal. Por último, o ministro avaliou que a sentença impôs uma medida proporcional, já que o motorista fica sem dirigir, e não sem trabalhar.

Leia também
Economia

Abastecimento de gás de cozinha será reforçado em todo o país

A Petrobrás informou que está reforçando o abastecimento do gás liquefeito de petróleo (GLP), através de compras adicionais …

Há 6 meses atrás - 557
Reforço

Patrulha Rural em Ituiutaba recebe nova viatura

A Polícia Militar de Minas Gerais, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, disponibilizou uma nova …

Há 6 meses atrás - 576
Atendimentos

Em enfrentamento ao novo Coronavírus, atendimento em repartições seguirão sendo feitos por agendamento prévio, diz Prefeitura

A Prefeitura de Ituiutaba informou que os atendimentos no Sistema Nacional de Emprego – SINE, na Secretaria de …

Há 6 meses atrás - 719