Momento da Saudade
Novo decreto insere Ituiutaba na onda amarela do Minas Consciente.
Divulgação/Reprodução

Novo decreto insere Ituiutaba na Onda Amarela do Minas Consciente

O prefeito de Ituiutaba, Fued Dib, assinou nesta terça-feira), o Decreto Nº 9.516, de 15 de setembro de 2020, que recoloca o Município na Onda Amarela do Plano Minas Consciente. Este avanço da Onda Vermelha (mais restritiva) para a Onda Amarela (intermediária) foi possível graças à decisão liminar proferida nos autos da Ação Ordinária de número 5025153-43.2020.8.13.0702, que tramita na 2ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Uberlândia.

Entretanto, ao assinar o novo decreto o prefeito já deixou claro que em caso de aumento desproporcional no número de novos casos de Covid-19 e na ocupação de leitos de UTI, não hesitará em retroceder para a Onda Vermelha. Entre as regras publicadas no novo Decreto, está a fixação de horário de funcionamento para os diversos segmentos comerciais.

No caso dos estabelecimentos comerciais e praças de alimentação instalados no interior de galerias e shopping center, o atendimento ao público deverá acontecer de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e aos sábados das 10h às 17h. Fica proibido o funcionamento aos domingos e feriados.

Os demais estabelecimentos comerciais, inseridos na Onda Amarela do Minas Consciente, terão permissão de funcionamento e atendimento presencial ao público, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Aos sábados este atendimento será permitido das 9h às 12h, ficando proibido o funcionamento aos domingos e feriados. O comércio eletrônico com entrega, por meio de delivery, drive thru e take away, fica permitido de segunda-feira a sábado, sem restrição de horário.

Bares e restaurantes


Bares, restaurantes, pizzarias e lanchonetes instaladas na área urbana de Ituiutaba, poderão realizar o atendimento presencial de segunda-feira a sábado, das 10h30 às 15h (almoço), e das 18h às 22h (jantar). A ocupação permitida será de 40% do total descrito no Alvará e de no máximo quatro pessoas por mesa. O atendimento remoto por delivery, drive thru e take away, poderá ser feito todos os dias, sem restrição de horários.


Estética e beleza


Os salões de beleza, barbearias e clínicas de estética e bronzeamento estão autorizados a funcionar de segunda-feira a sábado, das 8h às 19h, com atendimento agendado e sem fila de espera em área interna ou externa. Fica proibido o funcionamento aos domingos e feriados.

Academias

As academias, centros de ginástica, estabelecimentos de condicionamento físico e clubes de serviço e lazer poderão funcionar com o limite de uma pessoa por cada 10 metros quadrados, levando-se em consideração o que consta no alvará de funcionamento. Estes estabelecimentos deverão funcionar com agendamento e rodízio de turmas, além de manter na recepção, uma lista com o número de pessoas presentes no ambiente, para efeito de fiscalização.

Ainda em relação às academias, deverá ser observado o distanciamento mínimo de dois metros entre os aparelhos, sendo obrigatória a mesma distância entre os alunos. Ao final de cada turma deverá ser feita a assepsia dos aparelhos e do ambiente. O uso de máscara será obrigatório durante a atividade física


Festas e aglomerações


As denúncias de eventos e festas clandestinos, inclusive em ambientes particulares, serão direcionadas à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e à Central de Fiscalização para as providências cabíveis. As responsabilidades civis, administrativas e criminais pela realização de eventos e festas clandestinos se estendem aos proprietários dos imóveis, próprios ou locados para este fim. Também fica proibida, a aglomeração de pessoas em espaços públicos e bens de uso comum do povo, tais como ruas, praças e canteiros.

Leia também
ROUBO A POSTO DE COMBUSTÍVEL

Polícia rastreia autores de roubo consumado em posto de combustível

De acordo com da Assessoria de Comunicação do 54º Batalhão de Polícia Militar, no domingo (25), foram registrados …

Há 2 dias atrás - 48
MUDANÇA NA SECRETARIA DE OBRAS

Diretora da SAE acumulará outro cargo e será Secretária interina de Obras

Letícia Fernandes é designada para o cargo de secretária interina de Obras e Serviços Urbanos Ela exercerá cumulativamente …

Há 5 dias atrás - 176
CIDADÃO É PRESO COM GRANDE QUANTIDADE DE MACONHA

PM prende cidadão com mandado em aberto e com ele encontra 532g de maconha

Durante trabalho de rotina da Polícia Militar, nesta quinta-feira (22), pela imediações do bairro Alcides Junqueira, os militares …

Há 5 dias atrás - 87