Bom Dia Favorita
Homenagem em dose dupla na Câmara de Ituiutaba para PM Feminina e Patrulha Rural
Divulgação/Reprodução

A Câmara Municipal de Ituiutaba, através de sessão solene realizada na quinta-feira (30) prestou homenagem  pelos 40 anos da presença feminina nos quadros da bicentenária e gloriosa Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG. Também por iniciativa da Mesa Diretora, ocorreu reconhecimento aos 20 anos de implantação do Projeto Patrulha Rural. Esta importante iniciativa surgiu no ano de 2001, através de parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais deste município, presidido na ocasião pelo produtor Marco Antônio Moura Franco e o Comando da PM local, sob a responsabilidade na época, do Major Oliveiros Calixto, atualmente coronel da reserva.

Polícia Feminina na PMMG
A criação da companhia da polícia feminina, surgiu para diversificar e engrandecer a corporação bem como para torná-la mais versátil no sentido de suprir algumas limitações do policiamento, como a necessidade de atuar em ambientes onde só era permitida a entrada de mulheres ou em locais com grande afluxo de crianças, mulheres e idosos (feiras, escolas, parques, etc). Pode-se inferir, nesse caso, que a utilização do policiamento feminino teve um caráter estratégico no sentido de transformar a percepção que a população tinha acerca da PMMG.

No último dia 01 de setembro foi o grande marco histórico desse reconhecimento: o sancionamento presencial da Lei 23.893 pelo governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, que instituiu o Dia do Policial Feminino de Minas Gerais.

Hoje a PMMG conta com 3681 policiais femininas na ativa.

Patrulha Rural
Na época, a Patrulha Rural foi criada para atender dois objetivos: o de reduzir a criminalidade no meio rural e o de garantir o direito à segurança pública ao homem do campo, através da presença ostensiva e preventiva, nos moldes do patrulhamento urbano.

Com a implantação da nova modalidade de serviço, a criminalidade violenta teve uma redução imediata em cerca de 80% nas localidades de emprego da Patrulha Rural.

#pmmg, #patrulharural, #ituiutaba, #policiamilitar
Leia também
PROTOCOLO DE PRESERVAÇÃO À SAÚDE PRATICAMENTE NÃO MUDA

Novo decreto libera eventos com grande público e funcionamento de casas noturnas

Confira a nota da Administração Municipal de Ituiutaba, enviado à imprensa no final da desta quinta-feira (21), referente …

Há 3 dias atrás - 139
ATUALIZAÇÃO DA PANDEMIA EM ITUIUTABA

Numero de casos ativos da Covid-19 caiu para 72 em Ituiutaba

A cada dia Ituiutaba e a maioria dos municípios se distanciam dos números negativos da pandemia com a …

Há 4 dias atrás - 113
OPORTUNIDADE DE TRABALHO

No SINE em Ituiutaba existem 476 vagas em aberto para esta quinta-feira(21)

Para esta quinta-feira (21), na Agência Nacional de Empregos – SINE em Ituiutaba, estão em aberto 476 vagas …

Há 4 dias atrás - 88