Programação Musical
Enem 2019: Como fazer uma prova tranquila
Divulgação/Reprodução

Já imaginou dedicar meses ou até mesmo anos de sua vida em preparação para um concurso ou uma prova de vestibular, e chegar na hora perdê-la?

Não bastasse toda a preparação e expectativa dos estudantes para com o futuro, vem com ela também toda uma responsabilidade quanto ao cumprimento dos horários, onde segundos podem fazer a diferença na carreira dos estudantes.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro em 1.727 municípios brasileiros, traz à tona toda essa tensão aos que pretendem fazer o exame.

O Ministério da Educação (MEC) reforça que os portões de acesso aos locais de realização do ENEM 2019 serão abertos e fechados em horários diferentes nos estados, devido à extensão territorial do país permitir a existência de diferentes fusos-horários.

Em Minas Gerais e, mais precisamente no Triângulo Mineiro, a abertura dos portões ocorrerá às 12h, e o fechamento às 13h, estando o início das provas marcado para às 13h30, e seu término às 19h. Serão cinco horas e meia para fazer as provas. No dia 10 de novembro, data da segunda prova, o tempo será reduzido para cinco horas, sendo o término da avaliação marcado para as 18:30h.

Sempre vale ressaltar que os estudantes que chegarem após o fechamento dos portões não poderão fazer o exame e, conforme previsto em edital, o acesso às salas de provas só será permitido com a apresentação de um documento com foto, bem como levar a impressão do cartão de confirmação e a declaração de comparecimento para a aplicação do exame.

Outras recomendações antes das provas:

  • Conhecer o  percurso até o local do exame para evitar atrasos;
  • Consumir alimentos leves e saudáveis;
  • Fazer atividades leves para aliviar a tensão pré-prova;
  • Se for revisar, assista vídeos  e conteúdos apresentados de forma mais descontraídas;
  • Não consumir bebidas alcoólicas, etc

Portanto, toda atenção a esse momento importante para a vida dos estudantes é válida, proporcionando assim a realização de uma prova tranquila.

Importante: O Exame Nacional do Ensino Médio continua sendo a principal porta de entrada para todas as universidades federais do país.

Leia também
Educação

Gurinhatã: Aulas de pintura são ministradas no Centro de Convivência

Crianças, adolescentes e adultos estão tendo aulas de Pintura em Gurinhatã, graças ao Projeto Arte Terapia, desenvolvido pela …

Há 5 dias atrás - 19
Educação

Resultado da Segunda chamada do ProUni é divulgado pelo MEC

O Ministério da Educação divulgou hoje (18) o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) …

Há 5 dias atrás - 26
Ocorrências

Homicídios diminuíram 21,1% no país em 2019

O número de homicídios no Brasil diminuiu 21,1%, de janeiro a outubro do ano passado em relação ao …

Há 6 dias atrás - 19