Noite Favorita
Comitê define estratégias de enfrentamento ao Aedes Aegypti em Ituiutaba
Divulgação

A combinação de chuva e sol forte favorece o surgimento de focos e, consequentemente, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças graves como dengue, zika e chikungunya. Atento a esta situação, o Comitê de Enfrentamento, formado por representantes das secretarias de Obras, Planejamento, Meio Ambiente, Saúde, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do Conselho Municipal de Saneamento Básico, esteve reunido na última sexta-feira (14), para discutir sobre o aumento de casos no município.

“Estamos promovendo uma discussão de proposições com ações alternativas, além do reforço tradicional dos agentes de endemias, para que possamos conseguir reduzir o índice de infestação e diminuir a possibilidade do surgimento de doenças. Como a maioria dos focos de criadouros do mosquito estão dentro dos domicílios, vamos propor ações que possam sensibilizar o cidadão sobre a responsabilidade individual e compartilhada, no combate ao Aedes aegypti”, disse o presidente do Comitê, Ulisses Manoel.

Ele disse ainda, que “a Prefeitura de Ituiutaba tem mobilizado todos os esforços, muito além de sua responsabilidade, como os mutirões de recolhimento de resíduos volumosos inservíveis, mas a população ainda insiste em acumular em seus quintais ou descartar de forma incorreta, recipientes que acumulam água e se transformam, inevitavelmente, em novos criadouros do mosquito”.

Diante desta resistência, o Comitê vai sugerir ao Executivo o encaminhamento á Câmara Municipal, para votação em regime de urgência, de um Projeto de Lei que permita responsabilizar os proprietários dos imóveis com focos do mosquito, através de notificação e multa.

Pretende-se ainda, iniciar ações educacionais nas redes municipal e estadual de ensino, além do uso de vídeos e material informativo para ser utilizado em redes sociais. “Para combater a dengue, zika e chikungunya, a solução é enfrentar o mosquito Aedes aegypti  através da eliminação dos criadouros e isto é uma responsabilidade de todos”, concluiu Ulisses Manoel.

Fonte: Ascom

Leia também
Economia

Abastecimento de gás de cozinha será reforçado em todo o país

A Petrobrás informou que está reforçando o abastecimento do gás liquefeito de petróleo (GLP), através de compras adicionais …

Há 7 dias atrás - 77
Reforço

Patrulha Rural em Ituiutaba recebe nova viatura

A Polícia Militar de Minas Gerais, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, disponibilizou uma nova …

Há 1 semana atrás - 65
Boletim

Secretaria de Saúde atualiza boletim da Covid-19 em Ituiutaba

Conforme o boletim diário divulgado nesta sexta-feira, 27 de março, às 17h, pela Secretaria Municipal de Saúde e …

Há 1 semana atrás - 8197