Programação Musical
Cerca de 3 milhões de comprimidos de cloroquina já foram entregues ao SUS
Divulgação

Cerca de três milhões de comprimidos de cloroquina foram entregues pelo Ministério da Saúde ao SUS. De acordo com a pasta, a entrega do medicamento aos estados está sendo feita de acordo com o número de casos de covid-19 registrado em cada um deles, respectivamente.

As três unidades federativas que concentram mais infectados pela doença também foram as que mais receberam os comprimidos. Para São Paulo, por exemplo, que tem mais de 70 mil casos de covid-19 e é o epicentro da doença no país, 968 mil comprimidos foram enviados.

Depois, vem o Ceará, terceiro colocado em número de casos no Brasil, que recebeu 302 mil unidades do medicamento. Em seguida, o Rio de Janeiro. O segundo estado com mais infectados pelo coronavírus recebeu 224 mil comprimidos de cloroquina.

Logo depois, vêm Pernambuco, Pará e Amazonas, que também estão entre os mais atingidos pela covid-19.

Os estados que receberam as menores quantidades do remédio também são aqueles com números inferiores de casos. O Mato Grosso do Sul, que registra cerca de 700 casos da doença, recebeu 16 mil unidades do remédio.

Já o Mato Grosso, que tem quase o dobro de casos de covid-19, recebeu 15 mil unidades. Em seguida, aparecem Sergipe, Goiás e Tocantins.

Além dos 3 milhões de comprimidos já distribuídos, a pasta ainda tem 1 milhão de unidades em estoque e afirma que negocia novas aquisições. Desde a última quarta-feira, o medicamento passou a ser recomendado também para casos leves de coronavírus.

O novo protocolo, no entanto, vai contra as indicações de médicos e entidades. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cloroquina não tem eficácia comprovada no tratamento da covid-19 e pode causar efeitos colaterais.

 

*Com informações  de Jovem Pan News

 

Leia também
Saúde

Testes rápidos apontam anticorpos no organismo de quem já teve covid-19

Em entrevista coletiva virtual sobre o panorama da covid-19 no Estado, concedida no início da tarde desta quarta-feira …

Há 4 dias atrás - 146
Saúde

Estudo da UFU revela que mortes por síndrome respiratória aumentam 649% em MG

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) revela que o número de mortes por Síndrome Respiratória …

Há 4 dias atrás - 48
Coronavírus

Agentes municipais recebem capacitação do CBMMG para atuarem na desinfecção de locais públicos

Nessa terça-feira (26), o 2° Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba realizou em sua sede, a capacitação técnica …

Há 4 dias atrás - 107